Fórum Contábil

Suporte

Compra de GLP

Fórum destinado a dúvidas sobre o fiscal.

Compra de GLP

Mensagempor Luciana Aparecida » 23 Fev 2009 11:18

Bom dia Colegas

Trabalho em um supermercado e nos nao temos autorização para vender e estocar gás de cozinha, o estoque é feito, em um outro estabelecimento autorizado (deposito de gás), porem vendemos um vale gás, e quem fica responsavel pela entrega é o Deposito de gás. Só que estou com um problema com o procedimento para a entrada desses vales no meu estoque. Hoje estamos fazendo da seguinte forma: o deposito emite uma NF no CFOP 1.922 para o supermercado onde da-se entrada no estoque do Vale gás, não gera lançamento na contabilidade, somente fiscal e estoque, posteriormente emite-se uma outra NF no CFOP 1.117 para a entrada na contabilidade e financeiro. Eu descordo desse procedimento, porque o CFOP 1.922 é somente para faturamento, a entrada do produto deveria ocorrer na segunda NF no 1.117.

Estou confusa, e gostaria de alguma sugestão dos colegas para encontrar outro procedimento para essa tranasação.

Desde já agradeço a todos
Luciana Aparecida

Re: Compra de GLP

Mensagempor Gilberto Olgado » 25 Fev 2009 08:12

Bom dia Luciana,
Confesso que sua pergunta também me deixou meio confuso, não é só a sua situação.
Mas vamos por partes, se o mercado não tem autorização para comercializar o GLP não poderá ser emitido nota fiscal de vendas por parte da revendedora para o supermercado.
O estabelecimento autorizado que você diz, é uma empresa distinta?
Outra coisa, se o supermercado não está autorizado, não se pode emitir notas de remessa para o mesmo.
Vamos tentar ajudá-la, tente nos exclarecer melhor à respeito desta operação.
Gilberto Olgado

Mensagempor Luciana Aparecida » 25 Fev 2009 09:54

Bom dia Colegas
Vou tentar ser mais clara. mas realmente a situação é confusa..

"...Mas vamos por partes, se o mercado não tem autorização para comercializar o GLP não poderá ser emitido nota fiscal de vendas por parte da revendedora para o supermercado. O estabelecimento autorizado que você diz, é uma empresa distinta?( A nota fiscal de venda da revendedora realmente nao é emitida em nome do supermercado, temos uma empresa distinta que esta autorizada)
Outra coisa, se o supermercado não está autorizado, não se pode emitir notas de remessa para o mesmo. As notas de remessa hoje estao sendo emitidas com o produto "vale gás" e não o gás propriamente dito.

Tentando esclarecer mais:
*quem compra da distribuidora de GLP é uma empresa autorizada a comercializar, distinta do supermercado;
*porem o supermercado tem a necessidade de comercializar o gás, entao da-se entrada em um "vale gás" e quem fica responsavel pela entrega do gás é a outra empresa devidamente autorizada.
*o cliente que compra no supermercado não tem nenhum vinculo com a outra empresa, o pagamento é efetuado ao supermercado.

Desde já agradeço a todos.
Luciana Aparecida

Mensagempor Gilberto Olgado » 25 Fev 2009 13:43

Luciana, você sabe que este "vale gás" não tem nenhuma validade comercial e fiscal certo?
Pelo que você disse esta operação está correta, no sentido de ter outra empresa que comercializa este gás, agora o que está ocorrendo é que o supermercado está efetuando as vendas para a distribuidora, eu creio que desde que a cada "vale gas" seja emitido uma nota fiscal pela distribuidora de gás não haverá problema.
E também que este dinheiro não seja contabilizado no caixa do supermercado, seja repassado diretamente para a distribuidora de gas. Agora o que não pode ocorrer é este gás ser remetido para o supermercado, estas remessas podem configurar que o supermercado está comercializando o mesmo ilegalmente. O gás deve ser entregue diretamente pela distribuidora do gás para que esta operação seja feita corretamente e não se fazer mais estas remessas para o supermercado.
Gilberto Olgado

Voltar para Fiscal