[phpBB Debug] PHP Warning: in file /common.php on line 117: require(): Unable to allocate memory for pool.
[phpBB Debug] PHP Warning: in file /viewtopic.php on line 18: include(): Unable to allocate memory for pool.
[phpBB Debug] PHP Warning: in file /viewtopic.php on line 19: include(): Unable to allocate memory for pool.
[phpBB Debug] PHP Warning: in file /includes/session.php on line 547: include_once(): Unable to allocate memory for pool.
Fórum Contábil • Exibir tópico - RPA - como e quem faz o recolhimento do INSS retido?

Fórum Contábil

Suporte

RPA - como e quem faz o recolhimento do INSS retido?

Fórum destinado a dúvidas sobre contabilidade.

RPA - como e quem faz o recolhimento do INSS retido?

Mensagempor JUNIOR700 » 20 Abr 2009 22:54

Sou engenheiro e estou começando a trabalhar como autônomo. A empresa esta pedindo para eu mesmo fazer a emissão do RPA. Até aí tudo bem. O problema é que os 11% que são retidos para o INSS, a empresa esta pedindo para eu mesmo pagar a guia GPS como o código 1007. Este procedimento esta correto? Não seria a empresa que deveria contabilizar e pagar o meu INSS , ja que teoricamente ela reteve o mesmo? E como ela deve contabilizar isto ?
JUNIOR700

Re: RPA - como e quem faz o recolhimento do INSS retido?

Mensagempor Arísio » 20 Abr 2009 23:43

Meu Nobre:
Veja bem essa situação sobre o código 1007 na GPS

O código 1007 é apenas para contribuinte individual, entre eles o autonomo que não presta serviços a empresas. O recolhimento deve ter como identificador o NIT/PIS/PASEP do contribuinte individual. E a contribuição é mensal (existe recolhimento trimestral com outro código). Contribuindo desta forma por conta própria o contribuinte individual tem direito a todos os benefícios da previdência social sem restrições. A contribuição é de 20% sobre o valor auferido durante o mês.