Fórum Contábil

Suporte

Extintor de Incêndio - Imobilizado?

Fórum destinado a dúvidas sobre contabilidade.

Extintor de Incêndio - Imobilizado?

Mensagempor JULIO CESAR CAMARGO » 22 Mai 2009 10:49

Bom dia!

Aquisição de extintor de incêndio deve ser contabilizado como ativo imobilizado?

Desde já, obrigado.
JULIO CESAR CAMARGO

Re: Extintor de Incêndio - Imobilizado?

Mensagempor Lordwar Maxwell » 23 Mai 2009 00:47

É um pouco complicado, mas se usarmos um pouquinho de lógica podemos chegar a um consenso

Do ponto de vista técnico poderia, porém talvez não, pelo seguinte argumento

podemos compará-lo por exemplo, ao botijão de gás, quando o compramos temos o recipiente, este é

garantia de que apossamos como propriedade deste bem, o recipiente é duradouro porém seu conteúdo não

e podemos concluir que o conteúdo esgotado do bem pode ser reposto, trocado, (bem fungivel) pelo mesmo

cheio
, e logiacemnte que o desembolso é aqui tratado como despesa, despesa com gás.

Então concluindo, acho que não seria ideal tratá-lo como imobilizado e sim como despesa. Veja bem, posso tratar a aquisição de extintor de incendio como imobilizado? pode, desde que preencha os seguintes requisitos:

requisitos necessários:

*Tipo de empesa, ramo, tamanho, etc

*periclitação evidente ( risco de perigo mediato, Entidades propensa, chance de incendios, ex.: posto de gasolina, Usina Nuclear, Industrias de produtos quimicos inflamaveis, industrias de gases inflamvesi, industria de fabricação de fogos, etc)

*quantidade expressiva de extintores (observando o item anterior)
*custo beneficio (observando o item anterior)

Bom, mesmo assim deixe sua mensagem, se houver algum argumento diferente, novo ou divergencia
O emitente desta mensagem é responsável por seu conteúdo e endereçamento. Cabe ao destinatário cuidar quanto ao tratamento adequado. Pois são passíveis de sanção disciplinar, cível e criminal, sabendo-se que há matéria prévia de conteúdo em LEI.
Lordwar Maxwell

Mensagempor JULIO CESAR CAMARGO » 25 Mai 2009 10:21

Bom dia, Lordwar!

Mto obrigado pela atenção!
Sua resposta foi completa!

Abraço
JULIO CESAR CAMARGO

Mensagempor Vitor » 28 Jul 2009 10:34

Bom dia Julio.

Apenas dando uma ajuda ao tópico. Segundo RIR/99 art. 301 O ativo imobilizavel Somente é admitido sua contabilização direta na despesa nas seguintes hipóteses:
a)se o prazo de vida útil do bem adquirido não ultrapassar 1 ano; ou
b)Se o bem adquirido tiver valor unitário não superior a R$ 326,61 (mesmo que o prazo de vida seja superior a um ano).

Mesmo assim fica a critério da pessoa juridica contabilizar como despesa ou imobilizar o bem, em se tratando de apenas um único extintor, mas quando a quantidade é maior é prudente imobiliza-los. O Extintor segundo NCM(Nomenclatura Comum Mercosul) o prazo de vida útil é de 10 anos e taxa anual de depreciação de 10%.

Portanto, o extintor é imobilizado e a recarga despesa.

Abraço.
Imagem
Vitor

Mensagempor JULIO CESAR CAMARGO » 13 Ago 2009 09:26

Bom dia, Vitor!

Mto contribuiu sua resposta ao tópico!

Obrigado e abraço!
JULIO CESAR CAMARGO

Mensagempor Vitor » 15 Ago 2009 12:52

Obrigado a você Julio. Agora vou ficar mais presente aqui no fórum, espero poder ajudar mais.
Imagem
Vitor

Mensagempor Celiol » 31 Mai 2012 11:22

Bom dia a todos!

Esta discussão me interessa.

Comprei 2 extintores e estou registrando no imobilizado. Por quê?

A empresa em que trabalho é uma empresa sem fins lucrativos, mas pertencemos a uma empresa publica e precisamos prestar contas de todos nossos gastos, aliás, temos um orçamento a cumprir.

Além disso, somos fiscalizados de perto por varios órgãos.

Assim acho conveniente registrar os extintores como imobilizado e colocar a etiqueta de patrimônio nos mesmos.

Moro em um condomio de 192 apartamentos, distribuidos em 12 blocos. Recentemente tivemos alguns extintores furtados, só então me dei conta de que os itens do condominio não possuem etiquetas de patrimonio.

Bem, são 96 extintores distribuidos no condominio, acredito que pela quantidade deveriam estar registrados no imobilizado e com placas de patrimonio. Claro que não evitaria o roubo, mas se a etiqueta for dificil de remover, pode auxiliar na identificação do bem e do meliante que furtou o bem.

Meus comentarios fazem algum sentido?
Celiol

Voltar para Contabilidade