Fórum Contábil

Suporte

Despesas da Empresa em nome dos Sócios

Fórum destinado a dúvidas sobre contabilidade.

Despesas da Empresa em nome dos Sócios

Mensagempor Elaine Corrêa » 24 Out 2011 12:54

Boa Tarde, Tenho um cliente que presta serviço de consultoria. Ele tem clientes em várias cidades do país. Acontece que muitas despesas da empresa, como passagens aéreas, hospedagem, despesa com combustível (a empresa não tem veiculo em seu nome) vem em nome do sócio. Já instrui para que estas despesas venham em nome da empresa, mas estes fornecedores só emitem o documento em nome da pessoa física.
Diante do exposto, pergunto:
a) Posso registrar estas despesas em nome da empresa?
b) No caso de combustível; um contrato de locação resolveria este problema?
c) Que cuidados devo adotar para que este cliente não tenha problemas com o INSS ou outro fisco?
Elaine Corrêa

Re: Despesas da Empresa em nome dos Sócios

Mensagempor Marlon F. Backes » 30 Out 2011 00:24

Boa Noite Elaine

Veja bem, o fato apresentado por você é muito comum, principamente nas empresas ME's e EPP's, quando não optantes pelo Lucro Real.

A resposta para os seus problemas, é bem simples, primeiro que você não poderá contabilizar em nome da empresa as despesas constantes em NF emitidas para a pessoa fisica, independente se for sócio ou não, portanto elas não poderão fazer parte da sua escrita fiscal e contábil.

Como a empesa não tem nenhum veiculo registrado em seu patrimonio contábil, fica muito vago e exposto as despesas com combustiveis, a alternativa de formalizar através de um contrato de locação de veiculos, é valido, pois será justividado a origem da despesa.

A questão de não ter problemas com a fiscalização, de primeira mão, você deve observar que todas as empresas independente do porte estão obrigadas a apresentar relatorios contabeis ao fisco (quando solicitado), e se você não contabilizar estas despesas, automaticamente este ato possui a caracteristica de omissão de informação, podendo o fisco tomar alguma providencia mediante este fato, até mesmo multa.

Você deve orientar o seu cliente a tirar as despesas em nome da Pessoa Juridica.

Ok?

Espero ter sanado as suas duvidas.
Marlon F. Backes

Re: Despesas da Empresa em nome dos Sócios

Mensagempor Elaine Corrêa » 31 Out 2011 10:14

Oi Marlon, obrigada pelas respostas.
Porém, ainda me resta um dúvida. Como mencionei, os fornecedores só emitem em nome da Pessoa Fisica. Por exemplo, empresas aéreas. Como você procederia em sua contabilidade? Preciso contabilizar por serem contas na empresa.
Elaine Corrêa

Voltar para Contabilidade