Fórum Contábil

Suporte

Lucros Acumulados

Fórum destinado a dúvidas sobre contabilidade.

Lucros Acumulados

Mensagempor JULIO CESAR CAMARGO » 04 Fev 2009 08:30

Os sócios podem manter no patrimônio líquido a conta lucros acumulados sem haver distribuição deles?

Desde já, obrigado
JULIO CESAR CAMARGO

Re: LUCROS ACUMULADOS

Mensagempor saulo heusi » 07 Fev 2009 17:28

Boa tarde Julio,

Nada há em lei que obrigue os sócios de empresas optantes pelo Lucro Presumido a distribuirem os lucros apurados, entretanto a tendência (Lei 11638/2007) é que haja a destinação dos lucros para que a conta "Lucros Acumulados" não apresente saldo no Balanço.

É claro que os preceitos da Lei 11638/2007 não atingem todas as empresas sem distinção, mas é interessante que você dê a referida destinação aos lucros e deixe-a clara no Balanço. Assim, se pretendem usar os lucros para futuro aumento do Capital Social, crie uma reserva para tanto, transferindo-os para conta específica.

...
saulo heusi

Mensagempor Lordwar Maxwell » 08 Fev 2009 00:05

De qualquer forma estou com dúvidas, com a lei 11.638 das SA, a empresa de qualquer ramo é obrigado a transferir todo seu lucro do exercício apurado para reservas específicas de lucro? pelo que eu entendi não haverá a conta lucros acumulados, pois todo o lucro seria distribuído, sendo assim, se apurasse prejuízo no período haveria a conta prejuízos acumulados.

sendo assim lanço a pergunta, vendo esse quadrindo abaixo das reservas distribuídas conforme a lei 11.638 obedecendo aos limtes mínimos de transferencia, seja por legislação, seja por reunião em assembleia, estaria obrigado a distribuir todo meu lucro nestas reservas, mesmo preenchendo o percentual mínimo distribuído? Poderia eu criar uma nova Reserva como "Reserva de Contenção de lucros" ou outra afim com intuito do que sobrou?

Reserva Legal
Reserva Estatutária
Reserva para Contingência
Reserva de Lucros a Realizar
Reserva de Incentivos Fiscais
Doações e Subvenções p/Investimentos
Ações em Tesouraria, e
Prejuízos Acumulados

E as empresas que ja tinha apurados seus lucros antes da lei entrar em vigor, tem que distribuir o restante do lucro acumulado?
O emitente desta mensagem é responsável por seu conteúdo e endereçamento. Cabe ao destinatário cuidar quanto ao tratamento adequado. Pois são passíveis de sanção disciplinar, cível e criminal, sabendo-se que há matéria prévia de conteúdo em LEI.
Lordwar Maxwell

Mensagempor JULIO CESAR CAMARGO » 09 Fev 2009 08:20

Bom dia, Saulo!

Mto obrigado pelo esclarecimento.

Mas, quais os critérios a serem adotados para transferir os valores de Lucros Acumulados para uma Reserva de Lucros, por exemplo?

Gde abraço
JULIO CESAR CAMARGO

Mensagempor Fernando Bernardo » 13 Fev 2009 12:50

Essa Lei de distribuição de Lucros também se aplica a Ltda-ME optante pelo Simples Nacional?

Obrigado
Fernando Bernardo

Mensagempor Lordwar Maxwell » 13 Fev 2009 13:49

Fernando Bernardo escreveu:Essa Lei de distribuição de Lucros também se aplica a Ltda-ME optante pelo Simples Nacional?

Obrigado

Sim, mas não necessariamente. As empresas equiparadas como estas que obteverem receitas acima 2.000.000

durante o ano são obrigadas a escriturá-las

conforme a lei 11.638.

De qualquer forma não se atenha ainda, vou dar uma olhadinha na Lei, e depois posto mais tarde com mais detalhes.

atenciosamente
O emitente desta mensagem é responsável por seu conteúdo e endereçamento. Cabe ao destinatário cuidar quanto ao tratamento adequado. Pois são passíveis de sanção disciplinar, cível e criminal, sabendo-se que há matéria prévia de conteúdo em LEI.
Lordwar Maxwell

Mensagempor gudrian » 01 Mar 2009 17:01

Boa tarde a todos

A conta de "Lucros Acumulados" não deverá mais possuir saldo no encerramento do Balanço, caso haja saldo de Lucro, este deverá ser destinado.
a) Distribuíndo aos sócios;
b) Destinando para conta de "Reservas de Lucros".
Tais destinações deverão constar na Ata do fim do exercício.
gudrian

Mensagempor WAGNER ROSSEAU » 22 Out 2009 13:11

gudrian escreveu:Boa tarde a todos

A conta de "Lucros Acumulados" não deverá mais possuir saldo no encerramento do Balanço, caso haja saldo de Lucro, este deverá ser destinado.
a) Distribuíndo aos sócios;
b) Destinando para conta de "Reservas de Lucros".
Tais destinações deverão constar na Ata do fim do exercício.

No caso das empresas enquadradas no Simples Nacional, tambem nao podera constar no balanço delas a conta Lucros Acumulados??? :)
WAGNER ROSSEAU

Re: Lucros Acumulados

Mensagempor fabisribeiro_625 » 21 Fev 2011 12:39

Gostaria de saber se a empresa simples nacional que tem lucro liquido deve distribui-lo ou pode deixar como reserva de lucros?
fabisribeiro_625

Re: Lucros Acumulados

Mensagempor fabisribeiro_625 » 21 Fev 2011 12:40

E caso eu crie essa conta Reserva de capital e no proximo ano eu nao queira mais essa reserva e queira distribui-lo posso ?
fabisribeiro_625

Próximo

Voltar para Contabilidade