Fórum Contábil

Suporte

Notas Fiscais livro de entrada

Fórum destinado a dúvidas sobre o fiscal.

Notas Fiscais livro de entrada

Mensagempor Luciana Aparecida » 24 Mar 2009 15:11

Boa Tarde Colegas

Tenho uma duvida e ate ninguem conseguiu ser claro comigo, como identifico quais NFs de despesa devem entrar no meu livro fiscal de entrada?

Por exemplo NF fatura de serviço entra no livro ou lanço so na contabilidade?

Obrigada e bom trabalho a todos
Luciana Aparecida

Re: Notas Fiscais livro de entrada

Mensagempor Lordwar Maxwell » 24 Mar 2009 21:38

Luciana Aparecida escreveu:Boa Tarde Colegas

Tenho uma duvida e ate ninguem conseguiu ser claro comigo, como identifico quais NFs de despesa devem entrar no meu livro fiscal de entrada?

Olá Luciana Aparecida

Existe aqui um erro quanto a terminologia, seria mais condizente NF de custo, pois são saídas do Ativo, sacrifício, saída de Estoque.

Quanto a dúvida

Entenda o seguinte, supondo que sua empresa seja do ramo comercial de mercadoiras, então:

para emrpresas que vende e apropria mercadorias tem que registrar num livro especial chamado Livro Fiscal, que são entradas e saídas dos mesmos, pois a priore é exigido a escrituração por lei. Caso mantenha o registro na contabilidade tambem tem que lança-lo como custo e receita.

já os serviços prestados - entenda-se uma coisa, certos Estados (como o meu por exemplo RN)disponibiliza softwares para entrega de NF de serviços via Internet,que a propria prefeitura disponibiliza; chamamos de Declaração Digital de Seviços - DDS.

Caso seu estado não tenha essa possibilidade, então o único jeito é a opção de registro em softwares privados que mantem o registro dos NF dos Serviços.

Alguns Softwares desponibiliza tanto para o Estado quanto para o Municipio, que você pode fazer tantos os registros de mercadorias quanto de serviços.

Você tem que observar que para os dois são obrigatorios,a comunicação e registros em livros distintos.
O emitente desta mensagem é responsável por seu conteúdo e endereçamento. Cabe ao destinatário cuidar quanto ao tratamento adequado. Pois são passíveis de sanção disciplinar, cível e criminal, sabendo-se que há matéria prévia de conteúdo em LEI.
Lordwar Maxwell

Mensagempor Vitor » 25 Mar 2009 08:54

Luciana Aparecida escreveu:Boa Tarde Colegas

Bom dia Luciana.

Toda e qualquer nota fiscal regulada pelo ICMS que entrar na empresa deve ser escriturada no Livro de Entrada, não importa qual o seu destino. Tanto pode ser para Estoques, Ativo ou para consumo.

As notas fiscais de serviços de competencia do município, não são escrituradas em livros, apenas deve ser feito seu lançamento na escrituração em conta gráfica.
Imagem
Vitor

Mensagempor Luciana Aparecida » 25 Mar 2009 10:06

Bom dia Vitor

Mas tem alguns casos, de Notas fiscais de serviço que entram no livro, sao os casos das notas que sao registradas no CFOP 1.933. Sao Notas Fiscais Fatura Modelo 1, essa sim devem entrar no livro fiscal?

Desde já agradeço
Luciana Aparecida

Mensagempor Lordwar Maxwell » 25 Mar 2009 10:12

Pelo visto sua nf possui o CFOP 5102 e 5933 certo? Como a NF é M1

Se for esse o caso, é preciso Lançar os dois códigos.

*******************Emissora**********************Receptora
EX: pela aquisição cfop 5102 (voce usará o cfop 1102 para dar entrada normalmente da compra)

****************Emissora*********************Receptora
EX: pela prestação de serviços: 5933(voce usará o cfop 1933(outras do ICMS).

Então, minha cara amiga

No caso do cfop 1933, é preciso lançar no livro de iss para entrega da DES.

ok? restando dúvidas poste novamente.
O emitente desta mensagem é responsável por seu conteúdo e endereçamento. Cabe ao destinatário cuidar quanto ao tratamento adequado. Pois são passíveis de sanção disciplinar, cível e criminal, sabendo-se que há matéria prévia de conteúdo em LEI.
Lordwar Maxwell

Voltar para Fiscal